Importante é Saúde

Home » Destaques » Importante é Saúde

Saiba mais sobre a sua saúde através dos boletins semanais da Gazeta.

 

Dr. José Roberto Portante

Exibido semanalmente, o quadro Importante é Saúde é apresentado pelo Dr. José Roberto Portante, médico do trabalho da Fundação Cásper Líbero, e traz curiosidades, notícias, esclarecimentos, mitos e verdades quando o assunto é saúde.

A alergia é uma resposta – simples ou complicada – do sistema imunológico contra substâncias diversas (alérgenos) que entram em contato com o organismo. Assim, o Dr. Portante explica a primeira etapa de uma manifestação alérgica, chamada de fase de sensibilização. Além disso, ele cita os fatores, os sintomas e as formas de tratamentos para tal reação. E, por fim, conheça a importância do teste alergênico e as substâncias com grande potencial para gerar uma alergia.

Importante é Saúde (alergia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Popularmente conhecida como cobreiro, a herpes zoster é uma doença que acomete, no geral, indivíduos na fase adulta e é causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo responsável pela catapora. Assim, o Dr. Portante explica as formas de tratamento e os principais sinais e sintomas. Além disso, ele conta em quais situações a pessoa está propensa a manifestar a doença viral e se há risco de contágio.

Importante é Saúde (herpes zoster)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De origem neurobiológica, a dislexia é um transtorno genético e hereditário e que, segundo a Associação Brasileira de Dislexia, acomete de 0,5% a 17% da população mundial. Assim, o Dr. Portante cita, no episódio abaixo, as características e os acompanhamentos médicos que devem ser dados ao indivíduo, especialmente na infância. Além disso, ele explica a importância do diagnóstico.

Importante é Saúde (dislexia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Dr. Portante explica as características e os níveis do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), condição neurobiológica crônica caracterizada pela desatenção, hiperatividade e impulsividade. Além disso, ele diz quais fatores podem contribuir para que a pessoa nasça com esta neurodivergência e o porquê que o diagnóstico precoce é importante.

Importante é Saúde (TDAH)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Dados apontam que cerca de 75% a 80%  da população brasileira se arrisca a usar medicamentos por conta própria. Sem a consulta prévia de um profissional da saúde, a atitude pode trazer sérios riscos ao organismo. Assim, o Dr. Portante comenta quais problemas podem surgir por conta da automedicação e, também, a importância de buscar orientação médica ou farmacêutica.

Importante é  Saúde (automedicação)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A endocardite é uma doença que afeta o endocárdio e, por este motivo, o Dr. Portante explica em que ponto do corpo esta membrana está localizada e, também, a sua função. Além disso, ele cita as possíveis causas para o surgimento de uma inflamação bacteriana nesta região e as formas de prevenção.

Importante é Saúde (endocardite bacteriana)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Se não forem tratadas de forma rápida e adequada, as varizes no esôfago e no estômago podem se romper e causar grandes hemorragias, levando, dessa forma, o indivíduo ao óbito. Assim, o Dr. Portante cita as causas (ou os elementos) para o surgimento das varizes nestes órgãos. Além disso, ele explica os sintomas e as formas de tratamento do problema em questão.

Importante é Saúde (varizes de esôfago e estômago)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecida por paralisia de Bell, a paralisia facial periférica é, em resumo, um distúrbio que provoca a paralisia dos músculos de um dos lado do rosto e que, por ano, atinge cerca de 80 mil pessoas no Brasil. Assim, o Dr. Portante conta as causas, as formas de tratamento, o indivíduo mais propício de ser acometido, o tempo de recuperação e a importância de procurar ajuda médica ao primeiro sintoma. Além dessas informações, ele explica a diferença da doença com a paralisia facial central.

Importante é Saúde (paralisia facial periférica)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Durante os primeiros sete meses de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou mais de 24 mil casos de acidente com escorpião, representando um aumento de 13% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Com o objetivo de reduzir o número de acidentes com o animal, o Dr. Portante diz o que a pessoa deve (e não deve) fazer logo após ter sido picada. Além disso, ele cita as espécies existentes no Brasil e as formas de prevenção.

Importante é Saúde (acidente com escorpião)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, a influenciadora digital Fabiana Justus – filha do empresário Roberto Justus – informou, por meio das redes sociais, que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda. Assim, o Dr. Portante explica no que consiste a leucemia e, também, todos os tipos, a exemplo do que foi detectado na influencer. Além disso, ele cita quais sinais podem surgir em um primeiro momento de detecção (ou suspeita) da doença e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (leucemia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A sociopatia é um transtorno de personalidade antissocial. Com o objetivo de te ajudar a identificar um sociopata, o Dr. Portante explica as principais características, a forma como esse indivíduo reage e as medidas a serem tomadas. Além disso, ele conta a diferença deste transtorno com a psicopatia

Importante é Saúde (sociopatia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Localizada na parte baixa do abdômen, a próstata é uma glândula presente apenas em indivíduos do sexo masculino e, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica a função dela. Além disso, ele diz em quais casos o crescimento da glândula em questão exige um tratamento médico e, também, a importância do diagnóstico precoce. Por fim, conheça os maiores problemas deste tipo de câncer e os fatores que fazem com que a pessoa esteja mais propensa a desenvolver um tumor.

Importante é Saúde (câncer de próstata)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

60% a 70% do corpo humano é constituído por água e, por este motivo, a hidratação é essencial para driblar os efeitos causados pelas altas temperaturas, que atingem boa parte do território nacional. Para entender tal razão, o Dr. Portante explica a utilidade da água em nosso organismo e, também, de que forma funciona o órgão responsável pelo equilíbrio hídrico. Além disso, ele cita as principais características da desidratação e os problemas que podem surgir quando a ausência de líquido atinge um nível crítico.

Importante é Saúde (hidratação)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O cantor sertanejo João Carreiro tinha uma condição chamada de prolapso da válvula mitral e, no início do mês, aos 41 anos, faleceu após passar por um procedimento de inserção de uma válvula no coração; entrando, dessa forma, na estatística de 3% de pacientes que morrem em cirurgias cardíacas. Como o caso obteve bastante repercussão e, também, muitas dúvidas, o Dr. Portante explica, no episódio abaixo, as funções do coração, especialmente da válvula mitral. Além disso, ele cita alguns sintomas que o indivíduo pode apresentar e os casos em que o tratamento cirúrgico é recomendado.

Importante é Saúde (prolapso da válvula mitral)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, o número de casos de dengue no Brasil aumentou 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A variação climática e o aumento de chuva são alguns dos fatores que podem favorecer esse crescimento. Assim, o Dr. Portante cita de que maneira é possível prevenir a proliferação do mosquito transmissor, os principais sintomas e as formas de tratamento, especialmente nos casos mais leves. Além disso, ele explica cada subtipo da doença, as consequências da fase hemorrágica e a evolução da vacina nos últimos anos.

Importante é Saúde (dengue)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ao contrário do que alguns acreditam, a adenoide não é uma doença. Assim, o Dr. Portante explica a função e a localização desse órgão, que é popularmente conhecido por “carne esponjosa”. Além disso, ele diz o que acontece quando essa região inflama, ocasionando na adenoidite. E, finalmente, você vai entender como é feito o diagnóstico e o tratamento do problema.

Importante é Saúde (adenoide)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A leptospirose é uma doença que ocorre o ano todo, porém o número de casos aumenta nos meses chuvosos e, principalmente, em áreas urbanas. Assim, o Dr. Portante explica de que forma ocorre a transmissão e, também, as maneiras para que o homem evite o contágio. Além disso, ele cita os sintomas e as providências a serem tomadas ao primeiro sinal de contato com a bactéria Leptospira.

Importante é Saúde (leptospirose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, que pode ocorrer de forma aguda ou crônica. E, neste episódio, o Dr. Portante explica a diferença de cada tipo da doença e as causas para o surgimento nas duas ocasiões. Além disso, ele cita os principais sintomas. Finalmente, você vai entender a funcionalidade do órgão em que a inflamação em questão acontece.

Importante é Saúde (pancreatite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecida popularmente por pano branco ou micose de praia, a pitiríase versicolor é uma infecção superficial na pele causada pela levedura Malassezia furfur. E, ao contrário do que muitos pensam, a doença não é adquirida na praia ou na piscina. Assim, o Dr. Portante explica de que forma o contágio ocorre e se manifesta no corpo. Finalmente, você vai conhecer as formas de tratamento.

Importante é Saúde (pitiríase versicolor)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Qual é a receita para se viver bem e melhor? O Dr. Portante enumera alguns fatores que podem contribuir a nossa saúde e, também, o tempo da nossa existência, como manter uma dieta balanceada e a praticar exercícios físicos de forma controlada. E, finalmente, ele cita as causas para que a expectativa de vida do homem tenha aumentado nos últimos anos, contribuindo dessa forma para a nossa longevidade.

Importante é Saúde (longevidade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Com exceção da menstruação, considera-se corrimento todo fluxo que sai da vagina e, em geral, é normal em todas as mulheres. Entretanto, alguns aspectos podem indicar alguma doença. Assim, o Dr. Portante explica em quais situações a secreção é fisiológica ou não. Além disso, ele diz o porquê que a pessoa deve procurar um especialista ao primeiro sinal estranho e em quais situações o parceiro deve se submeter ao tratamento de combate à infecção vaginal.

Importante é Saúde (corrimento vaginal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Não tão comum hoje em dia, a eritroblastose fetal é uma condição que acontece quando um recém nascido e sua mãe têm tipos sanguíneos incompatíveis. E neste episódio, o Dr. Portante explica as causas dessa condição, assim alguns dos principais efeitos dela em bebês doentes.

 Importante é Saúde (eritroblastose fetal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

excesso de peso é algo que incomoda muitas pessoas na atualidade. Mas muito além de trazer incômodos estéticos e questões na auto-estima, ele também pode acarretar uma série de implicações no funcionamento do organismo. No episódio abaixo, o Dr. Portante apresenta algumas consequências do excesso de peso e de que forma é possível evitar problemas na saúde.

 Importante é Saúde (excesso de peso)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecida popularmente como elefantíase, a filariose linfática é uma doença parasitária crônica que apresenta um grande impacto estético e funcional. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica de que forma ela é causada e transmitida. Além disso, ele cita os sintomas, as formas de tratamento e as cidades brasileiras com maior número de incidência.

Importante é Saúde (elefantíase)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se submeteu na última sexta-feira, 29, a uma cirurgia no quadril para tentar reduzir as dores que vinha sofrendo em razão de uma artrose, caracterizada pelo desgaste das cartilagens articulares. Assim, o Dr. Portante explica no que consiste o problema em questão, conhecido também como osteoartrose. Ainda sobre a doença, ele cita as formas de tratamento, os indivíduos mais propensos a manifestarem tal desgaste e os problemas que podem surgir, inclusive em casos mais acentuados. E, por fim, entenda a diferença entre artrose e artrite.

Importante é Saúde (artrose de quadril)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

As mudanças climáticas têm levado boa parte da população brasileira a conviver, nos últimos dias, a uma onda de calor atípico. Assim, o Dr. Portante explica a temperatura média ideal para o corpo humano e, também, os efeitos que o calor extremo causa no organismo. Além disso, ele cita as medidas que devemos tomar (e evitar) em dias quentes e os grupos que merecem atenção especial.

Importante é Saúde (calor e saúde)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecido como vape ou cigarro eletrônico, o dispositivo eletrônico para fumar (DEF) existe desde 2003 e, de lá para cá, foi se popularizando, especialmente entre os jovens. Em 2009, a Anvisa instituiu uma resolução que proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de todos os tipos do dispositivo em questão. Quer saber o porquê? Ouça o episódio abaixo e descubra quais problemas podem surgir com o uso do produto e, também, as razões pelas quais o usuário acredita que o aparelho faz menos mal que o cigarro.

Importante é Saúde (cigarros eletrônicos)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Os remédios para dormir podem ser uma alternativa aos pacientes que apresentam dificuldade para adormecer ou algum tipo de distúrbio do sono. Entretanto, o uso prolongado e/ou sem orientação médica podem trazer sérios danos à saúde. Conheça os efeitos colaterais associados ao uso da substância e, também, as condições nas quais o medicamento em questão deve ser indicado.

Importante é Saúde (sonífero)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Radicais livres são moléculas ou átomos que possuem um número ímpar de elétrons em sua última camada, tornando-se instáveis e altamente reativos.  Assim, o Dr. Portante explica o porquê que, quando em excesso, devem ser combatidos. E, além disso, ele cita os elementos externos que propiciam o seu surgimento e as formas para evitá-los ou neutralizá-los.

Importante é Saúde (radicais livres)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

No último domingo (27), o apresentador Faustão foi submetido a uma cirurgia de transplante do coração em razão de um quadro grave de insuficiência cardíaca. Assim, neste episódio, o Dr. Portante explica a finalidade do coração e, também, os sintomas, as formas de tratamento e origem da doença crônica, que atinge milhões de brasileiros.

Importante é Saúde (insuficiência cardíaca)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A síndrome (ou síncope) vasovagal é a perda abrupta da consciência devido a redução do fluxo sanguíneo no coração e no cérebro. E, neste episódio, o Dr. Portante explica a origem do nome e as situações em que o problema ocorre. Além disso, ele cita os principais sintomas, os indivíduos mais propensos a desenvolverem a síncope e a importância de buscar ajuda médica ao primeiro sinal.

Importante é Saúde (síndrome vasovagal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, o Brasil lamentou a perda da atriz Aracy Balabanian, que faleceu em decorrência das complicações de um câncer de pulmão. Estima-se que, por ano, surjam de 30 a 35 mil novos casos da doença no Brasil. Por se tratar de um dos tumores mais malignos e mais comuns, o Dr. Portante cita os sintomas e os principais fatores para o surgimento do problema, a exemplo do tabaco. Além disso, ele explica a importância do tratamento precoce e os grupos nos quais o câncer em questão é dividido.

Importante é Saúde (câncer de pulmão)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A coceira é uma sensação irritante e desconfortável que pode afetar qualquer parte do corpo. Por este motivo, o Dr. Portante explica em quais situações a manifestação incomoda pode ocorrer e, também, as atitudes que podem evitar o seu surgimento.

Importante é Saúde (coceira)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O betacaroteno é um pigmento natural encontrado, especialmente, em alimentos de cor avermelhada, alaranjada e amarelada. E, neste episódio, o Dr. Portante explica os benefícios da substância e, também, os problemas que podem ocorrer com a ingestão excessiva. Além disso, ele conta o porquê que ele é conhecido como pró-vitamina A.

Importante é Saúde (betacaroteno)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quer manter o equilíbrio entre o corpo e a mente? Então, ouça abaixo as dicas trazidas pelo Dr. Portante. Além disso, ele conta o porquê que essas duas áreas do corpo são inseparáveis.

Importante é Saúde (corpo e mente)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quando se fala em vício, as pessoas o associam com drogas ou bebida alcóolica. Entretanto, a compulsão não está restrita apenas a esses dois casos. Dessa maneira, O Dr. Portante explica de que forma podemos definir o vício e as razões que levam o indivíduo a se tornar um dependente. Por fim, você vai entender a importância do profissional no processo de cura.

Importante é Saúde (vício)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A hipocondria é uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença sem nenhuma evidência médica, acarretando na ingestão de medicamentos ou na realização de cirurgias sem necessidade. No episódio abaixo, o Dr. Portante explica como é possível identificar um(a) hipocondríaco(a) e as formas de tratamento do problema.

Importante é Saúde (hipocondria)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhares de pessoas morrem anualmente no mundo em função da poluição atmosférica. Infelizmente, o problema se agrava ainda mais durante as estações mais frias. Por este motivo, o Dr. Portante cita os órgãos mais prejudicados pelos poluentes e as doenças que frequentemente costumam surgir em razão da baixa qualidade do ar. Além disso, ele diz o que podemos fazer para não sermos tão afetados pela situação que acomete, principalmente, as grandes metrópoles.

Importante é Saúde (poluição)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Por que a alergia ocorre? O Dr. Portante explica cada etapa do processo de reação de hipersensibilidade no episódio abaixo. Além disso, ele cita em quais casos o teste de detecção de alergia deve ser realizado e as substâncias que comumente causam mais reações.

Importante é Saúde (alergia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O sangramento vaginal fora do período menstrual pode ocorrer por uma série de motivos e, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica as causas para o problema surgir em diferentes etapas da vida da mulher. Além disso, ele diz o porquê que a pessoa deve recorrer a um especialista ao notar a presença de sangue na calcinha.

Importante é Saúde (sangramento vaginal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

No episódio abaixo, o Dr. Portante traz todos os detalhes da hipertensão arterial sistêmica, doença de grande incidência entre a população adulta. Descubra quais fatores podem contribuir para o aumento do problema em questão e, também, o porquê que o indivíduo nunca deve se automedicar. Além disso, saiba quais efeitos podem surgir no nosso organismo por conta da pressão alta.

Importante é Saúde (hipertensão arterial sistêmica)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você toma remédios sem receita? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, 32% dos brasileiros se automedicam e a maioria utiliza medicamentos para dor de cabeça. Será que o ato é saudável? O Dr. Portante explica o porquê que o diagnóstico correto prescrito por um especialista é sempre importante, independente do sintoma apresentado.

Importante é Saúde (automedicação)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Durante os seis primeiros meses de vida, a criança deve ser alimentada somente com leite materno, um alimento que oferece todos os nutrientes necessários e anticorpos que a protege de infecções e doenças crônicas. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante diz com qual frequência uma mãe deve amamentar o bebê e os benefícios do ato para as mulheres.

Importante é Saúde (aleitamento)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

As baixas temperaturas e a chegada do inverno favorecem a disseminação de infecções virais e bacterianas. E, neste episódio, o Dr. Portante explica os fatores para o aumento de doenças respiratórias nesta época do ano e, também, de outras, a exemplo da presença de cálculos renais. Além disso, ele cita algumas recomendações para evitar tais problemas.

Importante é Saúde (frio)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecida como “ombro congelado”, a capsulite adesiva é caracterizada por dor e rigidez na articulação do ombro. E, neste episódio, o Dr. Portante explica as fases da doença e o tempo de duração de cada uma delas. Além disso, ele cita os indivíduos mais propensos a sentirem os sintomas, as formas de tratamento e os outros problemas que possuem características semelhantes.

Importante é Saúde (capsulite adesiva)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Marcada pela perda total de voz ou rouquidão intensa, a afonia pode ter diversas causas. No episódio abaixo, o Dr. Portante apresenta as principais causas dessa condição e aponta os perigos que ela pode representar caso seja persistente.

Importante é Saúde (afonia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Púrpura trombocitopênica é uma doença autoimune que acomete principalmente crianças e mulheres, especialmente no período fértil. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica a razão da enfermidade ocorrer e, também, como se manifesta, os sintomas e a forma de tratamento.

Importante é Saúde (púrpura trombocitopênica)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Hoje em dia é comum ver pessoas fazendo o uso regular de vitaminas e suplementos alimentares sob o pretexto de melhorar a saúde. Mas será que isso se aplica na realidade? No episódio abaixo, o Dr. Portante comenta sobre casos em que é necessário ou não a ingestão dessas substâncias. Além disso, explica como o consumo crônico desses suplementos pode prejudicar o funcionamento do organismo.

Importante é Saúde (vitaminas e suplementos alimentares)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você sabe o que causa a sinusite? O Dr. Portante explica no episódio abaixo. Além disso, ele cita os principais sintomas e o tempo médio de duração da inflamação ocasionada na região dos seios da face. E, por último, você vai saber quais indivíduos são mais propensos a manifestar a doença e em quais casos a cirurgia é indicada.

Importante é Saúde (sinusite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A verruga se trata de um crescimento excessivo de pele e pode surgir em qualquer parte do corpo. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante cita os tipos existentes e as pessoas mais propensas a adquiri-las. Além disso, ele conta o porquê que o indivíduo deve consultar um médico ao invés de se submeter a medicamentos ou condutas caseiras.

Importante é Saúde (verruga)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Durante dez dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou sem ir  à sede do Poder Executivo para tratar de uma pneumonia, infecção que se instala nos pulmões. O Dr. Portante explica de que forma o agente infeccioso reage no corpo. Além disso, ele cita os sintomas, os fatores de risco e os tratamentos para cada tipo da doença.

Importante é Saúde (pneumonia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

As superbactérias ou, cientificamente, as bactérias KPC representam um tipo de bactéria conhecido por ser extremamente resistente ao tratamento com antibióticos. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante aponta as razões para o surgimento desses organismos e como eles afetam o corpo humano. Também explica os cuidados necessários para se evitar a proliferação dessas bactérias super-resistentes.

Importante é Saúde (superbactéria)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A fascite plantar ou fasceíte plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo que recobre a musculatura da sola do pé. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica de que forma as dores podem ser amenizadas e, também, os fatores de risco que podem surgir caso a condição não seja tratada no início.

Importante é Saúde (fascite plantar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O linfogranuloma venéreo (LGV) é uma infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os órgãos genitais e os gânglios da virilha. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica de que forma a doença é transmitida e os sintomas iniciais. Além disso, você vai entender as formas de prevenção, especialmente para que outros(as) parceiros(as) não sejam infectados(as).

Importante é Saúde (linfogranuloma venéreo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A falta de ar é caracterizada pela dificuldade ou pelo desconforto para respirar. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica em quais situações o problema ocorre no dia a dia (ou de forma persistente) e a razão de o indivíduo buscar sempre a avaliação de um médico para a definição da causa.

Importante é Saúde (falta de ar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você já foi repreendido por querer entrar na água logo após a refeição? A advertência ocorre porque o ato pode gerar uma congestão alimentar. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica a razão da ocorrência deste tipo de mal-estar e os principais sinais de alerta. Além disso, ele cita os indivíduos que estão mais propensos a manifestar tal condição.

Importante é Saúde (congestão alimentar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De forma geral, a sexualidade é a maneira pela qual os animais vivenciam e expressam os instintos e os sentimentos que compõem a atração física por outros. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante cita alguns fatores que podem influenciar no apetite sexual de um indivíduo. Além disso, ele cita os benefícios do ato para a saúde e as medidas preventivas.

Importante é Saúde (sexualidade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O primeiro caso de febre amarela de 2023 foi registrado em um município localizado na divisa entre os estados de São Paulo e Mina Gerais e, por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo decidiu reforçar a vigilância e a vacinação contra a doença. E, neste episódio, o Dr. Portante explica as formas de transmissão e de prevenção contra a febre amarela. Além disso, ele cita os sintomas, incluindo em casos graves.

Importante é Saúde (febre amarela)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal que, no Brasil, atinge cerca de 2 milhões de mulheres. E, neste episódio, o Dr. Portante explica os sintomas e as causas do problema. Além disso, ele cita as formas de diagnóstico, já que cada caso requer um tratamento específico.

Importante é Saúde (síndrome dos ovários policísticos)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. E, por esse motivo, o Dr. Portante fala sobre a importância da higienização bucal após cada refeição. Além disso, ele cita quais indivíduos estão mais propensos a desenvolver tal inflamação e os problemas que podem surgir com o agravamento do quadro.

Importante é Saúde (gengivite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quando realizamos exame de sangue é comum a dosagem de ferro e ferritina estarem alteradas. Será que isso é motivo de preocupação? O Dr. Portante responde a dúvida. Além disso, ele explica a função da ferritina no nosso organismo e a relação da proteína em questão com o ferro.

Importante é Saúde (ferro e ferritina)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O albinismo é uma condição genética causada pela ausência total ou parcial da melanina. E, neste episódio, o Dr. Portante começa explicando a formação e a importância do pigmento não presente na pessoa com albinismo. Além disso, ele cita as principais complicações que o indivíduo está sujeito e, consequentemente, as prevenções a serem tomadas.

Importante é Saúde (albinismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Brasil tem apresentado um aumento de incidência de casos de depressão, segundo levantamentos nacionais de saúde. Por este motivo, o Dr. Portante cita os principais sintomas apresentados no indivíduo e as formas de tratamento. Além disso, ele conta quais doenças o problema pode ocasionar e as razões de as pessoas reagirem de forma diferente a uma mesma situação.

Importante é Saúde (depressão)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecido como câncer cervical, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum nas mulheres. Pela alta incidência, o Dr. Portante diz quais perfis são mais propensos a desenvolver o tumor e, também, os primeiros sinais de surgimento da doença e os vilões. Ele também explica as formas de tratamento e a função do útero no organismo.

Importante é Saúde (câncer de colo do útero)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Estima-se que no Brasil há 20 casos de miastenia gravis para cada 100 mil habitantes e que não há ainda cura. Por este motivo, o Dr. Portante explica de que forma ela se manifesta no corpo humano, o diagnóstico e as formas de controle dos sintomas. Além disso, ele diz como o problema incide diferente em homens e mulheres.

Importante é Saúde (miastenia gravis)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida como trissomia do cromossomo 21, a síndrome de Down se trata de uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária. Mas você sabe quando ela foi descrita pela primeira vez? O Dr. Portante explica no episódio abaixo. Além disso, ele cita as principais características apresentadas pelo indivíduo e a estimativa de incidência de casos no País.

Importante é Saúde (síndrome de Down)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Neste episódio, o Dr. Portante explica de que forma e em quais situações a hérnia inguinal se manifesta. Além disso, ele explica de que forma o problema pode se agravar e, por este motivo, o porquê que é importante sempre se consultar com um especialista antes. Por fim descubra os tratamentos possíveis e a incidência da doença em questão.

Importante é Saúde (hérnia inguinal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida como hérnia hiatal, a hérnia de hiato é, nas palavras do Dr. Portante, uma doença relativamente comum. E, neste episódio, ele explica a forma como o problema se manifesta e, também, quais doenças podem surgir caso a hérnia em questão não for tratada. Além disso, ele cita os sintomas, as incidência e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (hérnia de hiato)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em 2011, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com câncer de garganta, que foi tratado. Assim, o Dr. Portante explica de que forma o tumor se desenvolve. Além disso, cita os sintomas, o diagnóstico, a incidência e as causas da doença.

Importante é Saúde (câncer de garganta)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O açúcar é um componente importante para a manutenção do corpo humano, porém pode ser maléfico quando consumido em excesso. E, neste episódio, o Dr. Portante conta quais problemas podem surgir tanto com a falta quanto com a abundância da ingestão da substância.

Importante é Saúde (açúcar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A coagulação intravascular disseminada (CID ou CIVD) é uma doença que compromete a circulação do sangue. E, neste episódio, o Dr. Portante explica como ela se desenvolve e, também, as possíveis causas para o surgimento. Por fim, ele alerta sobre a importância de procurar um especialista ao primeiro sintoma.

Importante é Saúde (coagulação intravascular disseminada)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ocasionada por vários motivos, a cirrose hepática se trata da fase tardia da fibrose hepática. E, neste episódio, o Dr. Portante cita as causas e a forma como a doença se manifesta. Além disso, ele explica as funções do fígado, órgão em que o problema em questão ocorre.

Importante é Saúde (cirrose hepática)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso na qual afeta o primeiro neurônio motor superior no cérebro e o segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Por atingir duas pessoas a cada 100 mil habitantes e não haver uma causa específica para o surgimento, o Dr. Portante explica de que forma a ELA se manifesta e as formas de tratamento para retardar a evolução dos sintomas. Além disso, ele conta o primeiro relato da doença que se tem conhecimento até hoje.

Importante é Saúde (esclerose lateral amiotrófica)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A sociopatia é um transtorno de personalidade que prejudica tanto os outros quanto a si mesmo. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante cita os sintomas, as principais características e as formas de tratamento logo após o diagnóstico. Além disso, ele explica diferença entre sociopata e psicopata.

Importante é Saúde (sociopata)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A afonia é caracterizada pela perda da voz ou pela rouquidão intensa, causando dificuldade na comunicação ou dor no local. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante cita as principais causas para o surgimento do problema e os cuidados que devem ser tomados para a recuperação das cordas vocais. Além disso, ele explica em quais situações a pessoa deve procurar um médico.

Importante é Saúde (afonia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecida como raiva humana, a hidrofobia é uma doença infecciosa grave causada por um vírus rábico. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante cita as principais medidas de prevenção e os animais mais próximos que podem infectar o ser humano. Além disso, ele explica de que forma o vírus reage ao corpo após a transmissão e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (hidrofobia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual, é caracterizada por uma série de sensações que ocorrem dias antes do ciclo menstrual. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica a causa do surgimento de tais sintomas e algumas práticas que contribuem para o alívio do problema.

Importante é Saúde (TPM)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A atividade física pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, porém há casos em que a prática pode ser prejudicial quando realizada em excesso e/ou combinadas com o uso de substâncias. Por este motivo, o Dr. Portante cita as doenças que podem surgir a longo, a médio e a curto prazo nessas circunstâncias.

Importante é Saúde (exercícios físicos)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também chamada de mucoviscidose ou doença do beijo salgado, a fibrose cística é uma doença genética crônica que pode ocorrer em ambos os sexos. Conheça, no episódio abaixo, os principais sintomas apresentados pelo(a) portador(a) da doença, incluindo os órgãos e os sistemas que geralmente são afetados. Além disso, saiba como é possível identificar o problema em questão.

Importante é Saúde (fibrose cística)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A paralisia infantil, também chamada de pólio ou poliomielite, é uma doença contagiosa aguda ocasionada pelo poliovírus. Apesar da maioria dos casos serem assintomáticos, o Dr. Portante alerta, no episódio abaixo, os sintomas (e sequelas) que surgem nas infecções graves. Além disso, ele destaca a importância da vacina, que, infelizmente, tem tido uma baixa cobertura nos últimos tempos.

Importante é Saúde (paralisia infantil)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Estima-se que sete em cada mil crianças são acometidas pela paralisia cerebral e, por esta razão, a alteração neurológica permanente é considerada um dos tipos de deficiência mais comuns na infância. Assim, o Dr. Portante explica no episódio abaixo as formas de ocorrência, os tipos, os primeiros sinais apresentados pelo indivíduo e as formas de tratamento da condição motora e cognitiva em questão.

Importante é Saúde (paralisia cerebral)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A fobia social é também conhecida por ansiedade social e se trata de uma condição comum na atualidade, desencadeado especialmente logo após o período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Se você não sabe diferenciar o transtorno da timidez, o Dr. Portante explica no episódio abaixo. Além disso, ele conta os prejuízos sociais que o paciente costuma sofrer e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (fobia social)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A digestão é um conjunto de transformações químicas e físicas sofridas pelos alimentos para serem absorvidas pelo organismo. Mas você conhece o funcionamento de cada etapa do processo digestivo? O Dr. José Roberto Portante explica todas elas e as formas de como se sentir melhor após cada refeição.

Importante é Saúde (digestão)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O sangramento nasal é uma ocorrência relativamente comum entre crianças e adolescentes e, no geral, não traz grandes consequências. Neste episódio, Dr.Portante explica o que pode gerar esse problema e quais cuidados devem ser tomados com a finalidade de conter o sangue.

Importante é Saúde (sangramento nasal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo, como o tempo seco predominante no inverno. E, no episódio abaixo, o Dr. José Roberto Portante explica a diferença entre o tipo seco e produtivo, as causas para o surgimento do sintoma em questão e a importância para não se automedicar.

Importante é Saúde (tosse)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, o número de acidentes por escorpião subiu e tem apresentado consequências graves. Por esse motivo, Dr.Portante decidiu falar sobre os tipos de escorpião e como seus diferentes venenos se apresentam. Além disso, ele fala sobre as possíveis formas de tratamento e as ações que devem ser evitadas após a picada.

Importante é Saúde (acidente por escorpião)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Endorfina, serotonina e dopamina também conhecidas como substâncias do bem-estar são neurotransmissores  que contribuem para qualidade de vida. Neste episódio, Dr.Portante explica como cada uma delas atua no nosso organismo.

Importante é Saúde (substâncias do bem-estar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A claustrofobia é o medo exagerado de permanecer em ambientes fechados ou com pouca circulção de ar. Neste episódio, Dr.Portante fala sobre os sintomas, como são as crisese como lidar com elas. Além disso, explica que esse transtorno é causado por uma experiência traumática.

Importante é Saúde (claustrofobia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O tromboembolismo pulmonar uma situação muito grave na qual uma ou mais artérias pulmonares ficam bloqueadas por um coágulo sanguíneo. Dr. Portante alerta para os sintomas e as causas da doença.

Importante é Saúde (tromboembolismo pulmonar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

As dores nas costas são alertas do corpo para mostrar que algo não está bem, muitas vezes podem ser consequência de algum esforço ou acidente recente. Mas, Dr.Portante alerta que dores constantes podem ter um significado mais sério e recomenda a procura de um médico. Além disso, explica os possíveis diagnósticos para dores em locais específicos.​

Importante é Saúde (dores nas costas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você sabia que o leite materno possui anticorpos que combatem doenças e infecções respiratórias e gastrointestinais? Principalmente o primeiro leite produzido após o parto, o colostro. Assim, Dr.Portante explica as vantagens da amamentação para o bebê e para a mãe.

 

Importante é Saúde (amamentação materno fetal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

Você sabia que 20% população apresenta rinite alérgica em maior ou menor grau? É uma condição muito comum em que as pessoas em determinadas situações começam a ter crises de espirros e coriza. Dr. Portante explica o porquê que o organismo responde dessa forma e o que pode servir de gatilho para desencadear a reação alérgica.

Importante é Saúde (rinite alérgica)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em 2020, o Ministério da Saúde apontou que foram registrados  115 mil novos casos de sífilis. Preocupado com o aumento desses dados nos últimos anos, Dr.Portante explica as formas de contágio, as fases da doença e os modos de prevenção. Além disso, recomenda a realização de exames laboratoriais anuais para detectar essa e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Importante é Saúde (sífilis)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, a população global tem acompanhado o aumento do número de casos da varíola do macaco no mundo. Em razão da preocupação do surto da doença, o Dr. Portante explica a sua forma de contágio e como ela é ocasionada. Além disso, ele diz o tempo médio de incubação do paciente e os sintomas apresentados.

Importante é Saúde (varíola do macaco)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O jejum intermitente não é uma novidade, porém tem ganhado notoriedade por aqueles que desejam emagrecer. Por este motivo, o Dr. Portante explica no que consiste a dieta em questão, os prejuízos ocasionados aos que adotam a prática sem um critério pré-estabelecido antes e a importância de consultar um especialista em nutrição antes. Além disso, ele cita as substâncias produzidas pelos jejuns prolongados e praticados de forma frequente e intermitente.

Importante é Saúde (jejum intermitente)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A hemorroida é uma condição comum, mas que causa muito desconforto ao indivíduo tanto pela dor física quanto pelos comentários jocosos. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica a diferença entre os tipos internos e externos e alguns dos possíveis fatores para o aparecimento do problema. Além disso, ele cita as formas de tratamento e a importância da avaliação prévia de um especialista.

Importante é Saúde (hemorroidas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O sangramento gastrointestinal é uma condição ocasionada pela perda de sangue em todo trato digestivo. Por ser uma manifestação relativamente comum, o Dr. Portante explica as causas e os sintomas para cada situação. Além disso, ele comenta os aspectos que devem ser observados pelo paciente.

Importante é Saúde (sangramento gastrointestinal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Estima-se que mais de 7.600 novos casos de mieloma múltiplo surgem anualmente no Brasil. Assim, o Dr. Portante explica de que forma a doença se manifesta. Além disso, ele conta as consequências que podem surgir no corpo caso o sangue não circule corretamente, os pacientes mais propensos a a apresentarem esse raro tipo de câncer no sangue e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (mieloma múltiplo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Como identificar um psicopata? O Dr. Portante cita as principais características apresentadas em um indivíduo com personalidade psicopática. Além disso, ele explica o período da vida em que os primeiros sinais surgem e se há tratamento para tal distúrbio.

Importante é Saúde (psicopata)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após ser diagnosticado com afasia, o ator Bruce Willis anunciou a sua aposentadoria. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica a definição e as causas para o surgimento de tal condição. Além disso, ele cita as diferenças entre as duas principais classificações, denominadas Broca e Wernicke.

Importante é Saúde (afasia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A Páscoa é celebrada neste domingo, 17 de abril, e, nesta data, as pessoas têm o hábito de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate. Será que o alimento faz bem para a saúde? O Dr. Portante explica a sua origem e os benefícios  do produto, incluindo a quantidade de consumo diário ideal por pessoa.

Importante é Saúde (chocolate)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quem acompanha a edição 22 do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo, ouviu relatos da participante Natália sobre o vitiligo. Além de explicar a definição da doença não contagiosa, o Dr. Portante cita a área do corpo, a fase da vida e o perfil do indivíduo mais propensos a desenvolverem a despigmentação. E, por fim, ele esclarece os mitos e os problemas envolvendo o assunto em questão.

Importante é Saúde (vitiligo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Existe coisa mais desagradável do que zumbido no ouvido? As causas do sintoma são inúmeras e podem ser passageiras ou duradouras e, por esta razão, o Dr. Portante cita algumas delas. Além disso, ele diz os tipos pelos quais a sensação em questão pode se apresentar no indivíduo, as formas de tratamento e os fatores externos que podem agravar o problema.

Importante é Saúde (zumbido)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Incômodo e desagradável, o soluço costuma ser passageiro e autolimitado. Por ser um reflexo do corpo humano bastante comum, o Dr. Portante explica como surge uma crise e as possíveis causas para o seu aparecimento. Além disso, ele diferencia os tipos simples dos complexos e persistentes.

Importante é Saúde (soluço)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você tem medo do quê? O Dr. Portante explica o significado e os principais sintomas da fobia, incluindo as formas de tratamento ou de controle ao medo ou à aversão persistente. Além disso, ele diz quais fatores internos ou externos podem promover tal sensação e os tipos mais comuns.

Importante é Saúde (fobia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Sabia que o corpo humano produz corticoide! O Dr. Portante explica qual órgão fabrica a substância e por quê. Além disso, como medicamento, ele conta em quais momentos o corticoide deve ser utilizado e quais são os efeitos colaterais causados em adultos e crianças por seu uso excessivo e/ou prolongado.

Importante é Saúde (corticoide)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O que diferencia uma queimadura de primeiro com o de segundo e o de terceiro grau? Acompanhe a explicação trazida pelo Dr. Portante. Além disso, ele diz o que o indivíduo deve (ou não) fazer logo após o acidente.

Importante é Saúde (queimaduras)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Dr. Portante esclarece, no episódio abaixo, todas as dúvidas sobre a febre. Entenda, por exemplo, como o corpo reage quando a a temperatura está acima ou abaixo dos 36ºC e/ou dos 37,5º C, as razões das infecções responderem com tal reação e as primeiras medidas a serem tomadas quando o indivíduo notar que a temperatura corpórea está alterada.

Importante é Saúde (febre)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A hipnose é uma técnica natural aplicada por um profissional e que, em resumo, consiste em levar a pessoa a um estado de transe. E, neste episódio, o Dr. Portante explica para quais finalidades médicas o tratamento é recomendado e as formas de realização. Além disso, ele conta a diferença entre as três fases do método em questão.

Importante é Saúde (hipnose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Qual é a influência do sol no nosso organismo? O Dr. José Roberto Portante explica no que consiste a estrela em questão e os prós e os contras de se expor aos raios ultravioletas. Além disso, ele revela as diferenças entre os raios UVA, UVB e UVC.

Importante é Saúde (sol)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Os acumuladores compulsivos são indivíduos que tendem a acumular objetos, independente do valor ou da utilidade. Sobre o transtorno em questão, o Dr. José Roberto Portante explica como é possível identificar um acumulador e a diferença com deste paciente com o colecionador. Além disso, ele diz quais são os malefícios e as causas do distúrbio e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (acumulador compulsivo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A intoxicação alimentar é um problema de saúde causado pela ingestão de uma bebida ou de um alimento contaminado. Como os casos são muito frequentes no verão, o Dr. Portante explica quais são os alimentos tóxicos mais comuns e as formas de prevenção e de tratamento. Além disso, ele conta como o corpo reage ao ser infectado.

Importante é Saúde (intoxicação alimentar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A somatização é quando a mente, por meio de pensamentos e do estado emocional em conflito, manifesta dores e doenças no corpo físico. E, neste episódio, o Dr. José Roberto Portante cita algumas das manifestações que podem surgir no indivíduo. Além disso, ele explica a importância do diagnóstico e do apoio da família, dos amigos e dos profissionais da saúde.

Importante é Saúde (somatização)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Confundida também com a morte, os eventos de catalepsia resulta na incapacidade total para mover os membros, a cabeça, a fala e, até mesmo, a respiração. E, neste episódio, o Dr. José Roberto Portante explica a origem, o tempo de duração e as causas para o surgimento de tal condição.

Importante é Saúde (catalepsia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O ovo faz bem à saúde? Por já ter sido considerado um vilão da dieta, o Dr. Portante explica os mitos e as verdade sobre o alimento. Além disso, ele diz a quantidade ideal de consumo diário do ovo e o porquê que ele não deve ser consumido cru.

Importante é Saúde (ovo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Se a secreção da vagina apresentar uma cor, um cheiro ou uma consistência mais espessa ou diferente do comum pode indicar alguma infecção na região. Assim, o Dr. Portante conta o que pode indicar os tipos de corrimentos mais frequentes, o porquê deve-se procurar um especialista aos primeiros sintomas e os hábitos que devem ser evitados, como o uso constante de calças muito justas.

Importante é Saúde (corrimento vaginal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecido apenas pela sigla GH, o hormônio do crescimento é um hormônio produzido pela hipófise, glândula localizada na parte inferior do cérebro. E, neste episódio, o Dr. Portante explica a importância deste hormônio, incluindo os problemas que pode ocasionar por sua ausência ou pelo seu excesso. Além disso, ele explica os riscos à saúde que podem surgir com o uso do GH de forma suplementar.

Importante é Saúde (hormônio do crescimento)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Antes de começar, no episódio abaixo, a descrever o prolapso da válvula mitral (PVM), o Dr. José Roberto Portante explica o funcionamento do coração, órgão em que a anomalia em questão ocorre. Após a explicação, você vai entender detalhes desta alteração na válvula mitral, como os sintomas, o tratamento e os estimulantes que devem ser evitados pelos pacientes.

Importante é Saúde (prolapso da válvula mitral)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos, células do fígado. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica a diferença entre os dois grandes tipos da doença, incluindo os sintomas, o diagnóstico e as medidas preventivas para evitar o agravamento do problema. Além disso, ele conta a importância do fígado, órgão em que o distúrbio se manifesta.

Importante é Saúde (esteatose hepática)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A doença pulmonar obstrutiva crônica ou, simplesmente, DPOC é a terceira causa de morte em todo o mundo. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante traz todos os detalhes dessa doença comum crônica, a exemplo da causa, dos sintomas iniciais, dos fatores externos agravantes e das formas de tratamento ou de amenização do problema.

Importante é Saúde (DPOC)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Por atingir uma a cada cem pessoas em todo o mundo, o Dr. Portante explica os sintomas e o diagnóstico da doença. Além disso, ele alerta sobre a importância do acompanhamento médico e os riscos de cortar o consumo do glúten por conta própria.

Importante é Saúde (doença celíaca)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O lúpus é uma doença inflamatória sistêmica, ou seja, ocorre em diversas partes do corpo humano. E, na edição abaixo, você vai entender como o problema se manifesta em cada órgão e sistema e os indivíduos mais propensos a adquirir a doença. Por fim, descubra os cuidados e as formas de tratamento contra o lúpus.

Importante é Saúde (lúpus)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você sabe como identificamos o cheiro? O Dr. Portante explica na edição abaixo. Além disso, ele cita alguns distúrbios olfativos bastante comuns, a exemplo dos indivíduos infectados pelo novo coronavírus que perdem o olfato e o paladar tanto de forma permanente quanto temporária.

Importante é Saúde (distúrbios olfativos)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Uma das principais causas da cegueira no mundo, a catarata é ocasionada pela perda da transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Sobre a doença, o Dr. Portante explica, neste episódio, os sinais iniciais e avançados, o momento da vida em que o problema surge, os fatores de risco e a forma de tratamento.

Importante é Saúde (catarata)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecido por edema linfático ou elefantíase, o linfedema atinge cerca de 15% da população mundial e corresponde ao acúmulo de líquidos em determinada área do corpo, o que leva ao inchaço. Além de explicar os sintomas da doença, o Dr. Portante conta em quais situações o problema pode surgir, os métodos para amenizar o inchaço e as consequências que podem surgir por conta do edema linfático.

Importante é Saúde (linfedema)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em São Paulo, as próximas estações são marcadas por muitas enchentes e, quando pensamos em infecção após exposição à água da chuva, imediatamente lembramos da leptospirose, doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira. O Dr. Portante explica, nesta edição, as formas de contágio, os sintomas mais frequentes e os métodos de tratamento para os casos leves e graves da doença. Além disso, ele apresenta algumas recomendações para evitar o aumento de número de casos no Brasil.

Importante é Saúde (leptospirose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) costuma se manifestar na infância e acompanhar o indivíduo por toda sua vida. E, no episódio abaixo, o Dr. Portante cita os principais sintomas e as possíveis causas. Além disso, ele explica como é feito o diagnóstico e os problemas de sociabilização que o indivíduo pode desenvolver caso desconheça possuir o transtorno neurobiológico.

Importante é Saúde (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você já ouviu falar em teratoma? Se trata de um tumor formado por vários tipos de células germinativas, ou seja, células que, após se desenvolverem, podem dar origem a diferentes tipos de tecidos do corpo por humano. E, nesta edição, o Dr. Portante explica os tipos, os aspectos, a denominação, o diagnóstico e a forma de tratamento contra o tumor em questão.

Importante é Saúde (teratoma)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Sabia que, além de delicioso, o café é uma bebida que faz muito bem para a saúde. Por ser apreciado por boa parte da população mundial, o Dr. Portante explica a origem do grão, os benefícios e os malefícios para o corpo humano e a quantidade diária de consumo recomendado.

Importante é Saúde (café)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Os triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Se acumulados no organismo, eles podem desencadear algumas doenças. Assim, o Dr. Portante explica os motivos que podem ocasionar no aumento dos triglicérides e as principais diferenças entre o colesterol.

Importante é Saúde (triglicérides)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O termo nevralgia do trigêmeo (ou “neuralgia do trigêmeo“) assusta só de ler, mas a dor que essa doença provoca é considerada uma das piores que o ser humano pode sentir. Abaixo, o Dr. Portante explica no que consiste o problema, incluindo as divisões, o período da vida em que a incidência é maior, as causas que podem desencadear a crise, as forma de tratamento e o diagnóstico.

Importante é Saúde (nevralgia do trigêmeo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A síndrome da imunodeficiência adquirida ou Aids, sigla em inglês, é uma doença no sistema imunológico resultante da infecção pelo vírus do HIV e estima-se que, no mundo, 38 milhões de pessoas sejam soropositivas. Em razão da alta incidência de casos e mortes por ano, o Dr. Portante traz alguns alertas, a exemplo da importância do diagnóstico precoce e do fato da transmissão ocorrer até por aqueles que não desenvolveram a doença. Além disso, ele cita os sintomas e as formas de tratamento contra a Aids.

Importante é Saúde (Aids)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A sarcopenia trata-se da perda do tônus e da força muscular, resultando na dificuldade em carregar objetos, empurrar móveis, de caminhar e até de se levantar. No episódio abaixo, o Dr. Portante explica que devido aos movimentos mais lentos e à dificuldade em corrigir a postura, quem desenvolve a doença está mais propenso a quedas, que podem causar traumatismos cranianos, ferimentos cortantes, fraturas, entre outros. De modo geral, a doença começa a ser percebida em pessoas a partir de 50 anos de idade. Para prevenir, retardar ou minimizar essa situação, é preciso manter os músculos sempre ativos, bem nutridos e oxigenados. Então é recomendável a prática de atividades físicas, ter uma alimentação saudável e ingerir líquidos, de preferência água e sucos naturais.

Importante é Saúde (sarcopenia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A esclerodermia tem como característica principal o endurecimento ou espessamento da pele. Isso ocorre devido a uma produção excessiva de colágeno. Essa doença autoimune pode acometer indivíduos de todas as idades, mas a maior incidência ocorre em mulheres acima de 30 anos. No episódio abaixo, o Dr. Portante explica que a esclerodermia pode ser localizada (fica restrita à pele) ou sistêmica (comprometendo também outros órgãos internos). Como seu desenvolvimento é lento e outras doenças também apresentam um quadro parecido, o diagnóstico pode ser tardio.

Importante é Saúde (esclerodermia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A síndrome do olho seco acontece quando não há lágrimas em quantidade ou qualidade suficientes para manter a lubrificação dos olhos. Isso pode ocorrer em apenas um ou em ambos os olhos. No episódio abaixo, o Dr. Portante cita alguns sintomas, como ardência do olho, vermelhidão, embaçamento visual, sensação de secura e de areia nos olhos, explica as possíveis causas da doença e dá dicas para manter uma boa lubrificação ocular no dia a dia.

Importante é Saúde (síndrome do olho seco)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que compromete o sistema nervoso e pode trazer consequências graves. No episódio abaixo, o Dr. Portante explica como a doença pode surgir, quais são os sintomas e informa que o SUS (Sistema Único de Saúde) dispõe de tratamento para a síndrome, incluindo procedimentos diagnósticos, clínicos, reabilitação e medicamentos.

Importante é Saúde (síndrome de Guillain-Barré)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A hepatite é uma inflamação no fígado e as suas causas são diversas, porém boa parte dos casos é ocasionada por vírus. E, por esta razão, o Dr. Portante foca, no episódio abaixo, nas hepatites virais, um grave problema de saúde pública tanto no Brasil e quanto no mundo. Conheça todos os detalhes dos cinco tipos existentes da doença, desde a transmissão até as formas de tratamento.

Importante é Saúde (hepatites virais)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em julho, o presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal, mas, após dias internado em tratamento, ele teve alta e passa bem. E você conhece a origem, as causas e as formas de tratamento do problema diagnosticado no chefe de Estado? O Dr. Portante explica na edição abaixo.

Importante é Saúde (obstrução intestinal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O distúrbio ou transtorno alimentar ocorre geralmente na adolescência ou no início da fase adulta e está relacionado a uma série de fatores psicológicos, como ansiedade, depressão ou pressões sociais. Por acometer uma grande parcela da população mundial, o Dr. Portante cita os tipos mais frequentes e as consequências que o problema por ocasionar no organismo do indivíduo.

Importante é Saúde (distúrbio alimentar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ocasionada por fungos, a micose costuma atacar a pele, a unha e o couro cabeludo e, nesta edição, o Dr. Portante traz o grupo superficial como tema central. Conheça todos os detalhes dos tipos mais comuns, como a frieira, o pano branco e a candidíase. Além disso, você vai descobrir as formas de contaminação e prevenção ao problema.

Importante é Saúde (micose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também chamada de sarna humana, a escabiose é uma infestação na pele ocasionada por um tipo de ácaro e, neste episódio, o Dr. José Roberto Portante explica as formas de contágio, diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, ele ressalta a importância da eliminação total do parasita dentro de casa para que o problema não volte a ocorrer.

Importante é Saúde (escabiose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A hipersonia é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia e/ou sono prolongado a noite. Apesar de não ter cura, o indivíduo pode controlar o problema. Assim, neste episódio, o Dr. Portante cita as causas e as formas de tratamento do distúrbio em questão. Além disso, ele explica a importância do sono, especialmente o de qualidade.

Importante é Saúde (hipersonia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Podendo surgir em qualquer parte do corpo, a urticária uma irritação cutânea caracterizada, geralmente, por lesões avermelhadas e levemente inchadas. E, neste episódio, o Dr. Portante conta em que fase da vida o problema incide mais, as causas para o seu surgimento, a importância do diagnóstico correto, as suas formas de classificação e os sintomas mais frequentes.

Importante é Saúde (urticária)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência alcóolica não se trata apenas do abuso do álcool e, neste episódio, o Dr. Portante explica esta diferença. Além disso, ele conta o porquê que o indivíduo tem dificuldade de assumir o problema, os danos sociais e de saúde que o alcoolismo pode ocasionar e a forte relação de dependentes que apresentam casos semelhantes na família.

Importante é Saúde (alcoolismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Estima-se que 20% das gestações é interrompida pela morte fetal e, desse total, 80% acontece até a décima segunda semana da gravidez e, no episódio abaixo, o Dr. Portante explica o significado, as causas e os sintomas iniciais do abortamento. Além disso, ele ressalta a importância de procurar um médico logo após a ocorrência do aborto e os riscos de saúde para quem se submete pela interrupção da gestação de forma ilegal.

Importante é Saúde (abortamento)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, a cantora Rita Lee, de 73 anos, anunciou em suas redes sociais que foi diagnosticada com câncer de pulmão. O tipo de câncer é o segundo mais frequente tanto em homens quanto em mulheres e, por esta razão, o Dr. Portante explica, nesta edição, as causas para o surgimento do tumor, a dificuldade do diagnóstico precoce, os sintomas mais comuns, os tipos existentes e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (câncer de pulmão)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em razão ao Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, celebrado em 19 de maio, o mês em questão ficou conhecido como maio roxo. Por esta razão, nesta edição, o Dr. José Roberto Portante apresenta as doenças inflamatórias intestinais, conhecidas pela sigla DII, mais comuns, os sintomas que devem ser levados em conta e as pessoas mais propensas a desenvolverem o problema.

Importante é Saúde (doenças inflamatórias intestinais)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você já ouviu falar na doença de Parkinson? O Dr. Portante explica a definição e os fatores que podem desencadear o problema neurológico, que afeta cerca de 1% da população mundial acima dos 65 anos. Além disso, ele também conta quais são os sintomas mais comum, o diagnóstico e a diferença da doença em questão com o Alzheimer.

Importante é Saúde (Doença de Parkinson)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acredita-se que quase cinco milhões de brasileiras sofrem de incontinência urinária, problema ocasionado pela perda da urina por meio da uretra e que, no geral, manifesta-se na quinta ou na sexta década de vida da mulher. Assim, o Dr. Portante explica, nesta edição, os tipos, as causas e as formas de tratamento do distúrbio em questão.

Importante é Saúde (incontinência urinária)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, o Brasil ficou horrorizado com o brutal assassinato do menino Henry Borel, de quatro anos, e, infelizmente, não se trata de um caso isolado. Situações de violência infantil são frequentes no país. E, nesta edição, o Dr. Portante explica que os maus tratos a crianças não está relacionado somente ao homicídio da vítima, os sinais que podem indicar que o pequeno está sofrendo abusos físicos, sexuais e/ou psicológicos e os meios de denunciar o(a) abusador(a).

Importante é Saúde (maus tratos infantis)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você conhece a diferença entre neurose e psicose? Nesta edição, o Dr. Portante explica o conceito dessas duas condições ou doenças que afetam a saúde mental, incluindo alguns exemplos de sintomas e situações apresentadas em cada paciente e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (neurose e psicose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acometendo boa parte da população, a gastrite pode ser passageira ou durar meses ou, até mesmo, anos. Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas a esta inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago, o Dr. Portante explica os sinais e as medidas que contribuem na recuperação e no tratamento do problema.

Importante é Saúde (gastrite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Atualmente, a palavra mais usada como sinônimo de esperança é a vacina. Mas você conhece a origem desta preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular? Abaixo, o  Dr. Portante conta a origem dessa categoria de medicamento.

Importante é Saúde (vacina)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acometendo quase 40% das mulheres, a disfunção sexual feminina é quando a parceira não consegue desfrutar da intimidade sexual na sua plenitude. Dessa forma, o Dr. Portante explica como o problema costuma se manifestar, os altos índices de mulheres adultas que desconhecem o orgasmo e os alimentos e os métodos que podem melhorar a vida sexual da pessoa.

Importante é Saúde (disfunção sexual feminina)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida como mau hálito, a halitose acomete quase 50% da população, ocasionando situações embaraçosas e até em comprometimentos na esfera social e amorosa. Assim, o Dr. Portante explica algumas das causas do problema e os hábitos e as atitudes que devem ser tomados para evitar o bafo, como a escovação da língua e o consumo moderado de carne vermelha.

Importante é Saúde (halitose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A diabetes é uma doença que acomete, em média, 16 milhões de brasileiros e está relacionada pela falta ou má absorção da insulina. Infelizmente, o número de pessoas detectadas com o problema cresce a cada ano e, por este motivo, o Dr. Portante explica a diferença entre os tipos I e II, os principais danos e alterações que podem ocorrer nos órgãos, nervos e vasos sanguíneos do indivíduo e as formas de como manter a diabetes estável.

Importante é Saúde (diabetes)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você consegue dormir logo ao deitar e não ter interrupções durante a noite? Se a resposta for não, o Dr. Portante traz uma série de dicas para você ter um sono tranquilo e repousante. Além disso, ele cita alguns transtornos e alterações respiratórias que podem atrapalhar a qualidade do sono do indivíduo.

Importante é Saúde (sono de qualidade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A queda de cabelo é um problema comum e que atinge milhões de homens e mulheres em todo o mundo. Para entender como é possível lidar com o problema, o Dr. José Roberto Portante explica quais são as principais causas da queda do cabelo, além do tempo de crescimento do fio e a média de perda diária. Por fim, conheça as diferenças entre a alopecia androgenética e a areata.

Importante é Saúde (queda de cabelo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida como glândula pituitária, a hipófise está localizada na base do cérebro e é responsável pelo funcionamento de outras glândulas do corpo. Pequena e de suma importância para a manutenção do nosso organismo, o Dr. José Roberto Portante explica de que forma o órgão é constituído e os hormônios que armazena e produz.

Importante é Saúde (hipófise)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Situada no pescoço, a tireoide é uma glândula que controla a velocidade do metabolismo do nosso organismo. Quando apresenta alguma disfunção, ela pode comprometer muitas funções orgânicas. Por este motivo, o Dr. José Roberto Portante explica a importância desta glândula e as doenças mais comuns da tireoide.

Importante é Saúde (tireoide)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Uma das maiores causas de óbitos em todo o mundo ou, também, de incapacidade para o trabalho, o derrame é a morte de células cerebrais por conta da insuficiência de irrigação sanguínea. Também conhecido por acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico (AVE), o Dr. Portante explica, nesta edição, as causas  e os primeiros sinas deste evento cerebral e a diferença entre o derrame isquêmico e o hemorrágico.

Importante é Saúde (derrame)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Afetando cerca de 35% da população brasileira adulta, a hipertensão arterial sistêmica ou, simplesmente, a pressão alta deve ser tratada com antecedência e de forma correta para que o paciente não sofra consequências fatais. Nesta edição, o Dr. José Roberto Portante explica quais são os valores ideais da nossa pressão arterial, os órgãos afetados por esta alteração e as principais mudanças no estilo de vida que o indivíduo deve tomar para não ter complicações.

Importante é Saúde (pressão alta)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida popularmente como cobreiro, a herpes zoster é uma infecção viral causada pelo mesmo vírus da catapora. Nesta edição, o Dr. José Roberto Portante explica de que forma o vírus ataca, os sintomas, as formas de tratamento, os pacientes que estão mais propensos a desenvolver a doença e a diferença entre a herpes zoster, a labial e a genital.

Importante é Saúde (herpes zoster)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acometendo cerca de quase três milhões de brasileiros, a epilepsia é uma doença neurológica não infecciosa. Nesta edição, o Dr. José Roberto Portante explica as formas de manifestação da doença e os detalhes das crises convulsivas, como o que deve ser feito ou não quando um indivíduo convulsiona.

Importante é Saúde (epilepsia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O transtorno bipolar é um distúrbio mental que provoca alterações no comportamento e oscilações no humor. Apesar de não ter cura, o paciente requer cuidados médicos para que essas alterações sejam controladas. Nesta edição, o Dr. Portante explica os principais sintomas e tipos do transtorno psiquiátrico com o objetivo de que o indivíduo com transtorno bipolar seja identificado e não tome atitudes extremas, como o suicídio.

Importante é Saúde (transtorno bipolar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acometendo de 8% a 10% da população, a dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. Apesar de não ter cura, o disléxico pode levar uma vida normal se houver suporte especializado desde cedo, como fonoaudiólogo e psicológico. Assim, o Dr. Portante explica alguns sinais e sintomas que podem indicar que a criança possui o distúrbio e a importância do diagnóstico precoce para que a carreira e os estudos dessa pessoa não sejam prejudicados.

Importante é Saúde (dislexia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Sabia que 30% das pessoas que esperam na fila de transplante morrem por razão de inúmeros entraves! Nesta edição do quadro Importante é Saúde, o Dr. Portante explica quais barreiras que impedem o procedimento da doação de órgãos e a importância de ser um doador e salvar muitas vidas!

Importante é Saúde (doação de órgãos)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A cinetose ou a doença do movimento, como é popularmente conhecida, é caracterizada pela sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte ou quando o corpo se movimenta de forma não habitual. Nesta edição, o Dr. Portante explica quais são os primeiros sinais desta condição e como é possível aliviar estes sintomas!

Importante é Saúde (Cinetose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Durante o período da gestação, a mãe e o bebê ficam ligados biologicamente pelo cordão umbilical, estrutura que permite a passagem de sangue, oxigênio, nutrientes e excretas. Nesta edição, o Dr. Portante explica como os hábitos e os sentimentos da gestante podem afetar o feto e como é possível manter uma gravidez saudável.

Importante é Saúde (Gravidez)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A bartolinite é a inflamação das glândulas de Bartholin, localizadas na vulva feminina e responsáveis pelas lubrificação vaginal. Nesta edição, o Dr. Portante explica as principais causas, sintomas e tratamentos para o problema.

Importante é Saúde (Bartolinite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado pela sonolência diurna excessiva, mesmo quando a pessoa teve uma boa noite de sono. Nesta edição, o Dr. Portante explica as principais causas, sintomas e tratamentos para a condição.

Importante é Saúde (Narcolepsia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada pelas dores generalizadas em músculos e articulações. Nesta edição, o Dr. Portante explica as possíveis causas e os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, além de citar os principais sintomas e tratamentos para a condição.

Importante é Saúde (Fibromialgia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A otite é uma inflamação no ouvido médio, interno ou externo, geralmente acompanhada de infecção. Nesta edição, o Dr. José Roberto Portante explica as principais causas, os primeiros sintomas e as formas de tratamento mais comuns para o problema.

Importante é Saúde (Otite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O infarto ocorre quando há interrupção no fluxo sanguíneo em alguma parte do corpo, quando acontece no miocárdio – tecido do coração – é mais conhecido como ataque cardíaco. Abaixo, o Dr. Portante explica as principais causa e os primeiros sintomas do infarto do miocárdio.

Importante é Saúde (Infarto)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e fazem parte do sistema urinário. Quando o processo de filtragem do sangue forma e acumula pequenos cristais, eles se transformam em pedras que ficam alojadas nos rins. Abaixo, o Dr. José Roberto Portante explica as principais causas e tratamentos para os cálculos renais.

Importante é Saúde (Cálculo Renal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A vesícula biliar é um órgão cuja função é armazenar a bile – substância produzida pelo fígado para a digestão de gorduras no intestino –, em condições adversas, cálculos, também conhecidos como pedras, podem ser formados no local. Nesta edição, o Dr. Portante explica as principais causas e tratamentos para o cálculo biliar.

Importante é Saúde (Cálculo Biliar)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você sabe quais são os sintomas do tétano? A infecção bacteriana pode progredir rapidamente para um quadro grave e levar a óbito. Nesta edição, o Dr. Portante explica a importância da vacinação para prevenir a doença e a necessidade de tratamento rápido para o combate da bactéria no organismo.

Importante é Saúde (Tétano)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Será que o termômetro infravermelho pode emitir radiação nociva à saúde? Não! Os termômetros usados por estabelecimentos comerciais durante a pandemia não são capazes de causar danos à saúde. Nesta edição, o Dr. Portante responde dúvidas e desmistifica o uso desse aparelho.

Importante é Saúde (Termômetro Infravermelho)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você já se sentiu sozinho(a)? Existe uma diferença entre a solidão, condição atrelada a perspectiva de isolamento não necessariamente físico, e a solitude, o isolamento voluntário e consciente. Nesta edição, o Dr. Portante explica as complicações que podem vir com o sentimento de solidão, a exemplo da depressão, e da importância da interação social para a saúde mental dos indivíduos.

Importante é Saúde (Solidão)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A disfunção erétil ou a impotência sexual masculina é a incapacidade permanente de obter ou de manter uma ereção rígida o suficiente para uma relação sexual satisfatória. Abaixo, o Dr. José Roberto Portante explica a importância de procurar um especialista e os principais riscos da automedicação nesses casos.

Importante é Saúde (Disfunção Erétil)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O termo reumatismo serve para designar um grupo de doenças autoimunes, nas quais o corpo cria anticorpos e ataca o próprio sistema imunológico. Nesta edição, o Dr. Portante explica as principais enfermidades desse grupo e alguns tratamentos para amenizar os sintomas nos pacientes.

Importante é Saúde (Reumatismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é a segunda maior causa de óbitos no mundo, segundo dados da OMS. Nesta edição, o Dr. Portante explica as principais causas e os primeiros sintomas, além de destacar a importância de atendimento imediato para a vítima.

Importante é Saúde (Derrame)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A dor de cabeça, ou cefaleia, é comum na vida de 70% da população brasileira, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), e pode apresentar várias causas. Mas quando a dor pode ser sinal de um problema mais sério? Abaixo, o Dr. José Roberto Portante explica quais são os principais sintomas que podem indicar uma complicação e quando é melhor procurar um especialista.

Importante é Saúde (Dor de Cabeça)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Transtorno do Espectro Autista ou, simplesmente, o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações comunicacionais, comportamentais e sociais. Nesta edição, o Dr. Portante explica as diferentes condições atreladas a pacientes com autismo e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento adequado.

Importante é Saúde (Autismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O linfoma é um tipo de câncer que se manifesta nas células do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra doenças. Abaixo, o Dr. José Roberto Portante explica quais são os principais sintomas, o diagnóstico e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (Linfoma)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você pode não conhecer a palavra disminorreia, mas o sintoma acomete ceca de 50% a 90% das mulheres em idade fértil. Popularmente conhecida por cólica menstrual, a dor ocorre durante o ciclo menstrual e pode vir acompanhada de outros sintomas. Abaixo, o Dr. Portante explica com detalhes a dismenorreia e como é possível amenizá-la.

Importante é Saúde (Cólica Menstrual)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Podendo ser confundida com tristeza, depressão, melancolia ou nostalgia, a saudade é um sentimento provocado pela ausência de algo, de alguém ou de uma situação vivenciada. Assim, o Dr. Portante conta como essa sensação é provocada na mente humana e se é benéfica ou não.

Importante é Saúde (Saudade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O que é um vírus? O que o diferencia de uma bactéria? No quadro abaixo, o Dr. Portante traz todos os detalhes desses dois microrganismos, incluindo as bactérias que são benéficas aos nossos organismos e como o vírus pode atacar um corpo todo ou apenas um órgão.

Importante é Saúde (Vírus)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

É importante cuidar da saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus, pois o atual momento é propício para o aumento de crises de ansiedade, angústia e, até mesmo, síndrome do pânico. Assim, o Dr. Portante explica de que forma uma crise se inicia e as formas de tratamento, a exemplo da hipnose.

Importante é Saúde (Síndrome do Pânico)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Chamada de transtorno de identidade dissociativa, a dupla personalidade é um distúrbio caracterizado por dois estados de personalidades, alter egos ou identidades. Com o objetivo de esclarecer este tipo de transtorno, o Dr. Portante explica abaixo as possíveis causas para a promoção deste tipo de comportamento e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (Dupla Personalidade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Sem cura definitiva, a cleptomanía é um distúrbio ocasionado pela compulsão de roubar objetos, independente do seu valor. Assim, o Dr. Portante traz detalhes sobre o transtorno, como o histórico, as formas de tratamento e as consequências que o problema pode trazer ao indivíduo e seus familiares.

Importante é Saúde (Cleptomanía)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A ausência de atividades físicas e a ingestão de calorias superior ao gasto necessário do organismo faz com que muitos tenham ganhado uns quilos a mais durante a quarentena. Com o objetivo de ajudar o ouvinte a manter o seu peso, o Dr. José Roberto Portante explica como medir o IMC (índice de massa corpórea) e os problemas de saúde que podem surgir por conta da obesidade.

Importante é Saúde (Cuidados com o Peso na Quarentena)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em razão do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, o Dr. José Roberto Portante alerta o ouvinte sobre a falta da prática de atividades físicas neste período. Assim, ele explica a importância de se exercitar em casa para manter a saúde da mente e do corpo em dia.

Importante é Saúde (Atividade Física em Casa)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Apesar do avanço do número de casos e óbitos por conta do novo coronavírus no Brasil, o Dr. José Roberto Portante apresenta abaixo quais são as causas mais frequentes de morte do brasileiro por ano e, além disso, alerta o ouvinte de que outros males não podem ser deixados de lado durante a pandemia.

Importante é Saúde (Outras Doenças Além do Coronavírus)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Nesta edição, o Dr. José Roberto Portante explica a importância de se manter a imunidade do corpo alta; além de citar os alimentos e as atitudes que são benéficas para o sistema de defesa do corpo contra as substâncias estranhas, a exemplo de vírus e bactérias.

Importante é Saúde (Imunidade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após uma certa idade, os homens sofrem uma queda na produção de hormônios e esta etapa de vida é chamada de andropausa. Assim, nesta edição, o Dr. José Roberto Portante explica os principais sintomas e consequências que podem surgiu no indivíduo e em quais casos a reposição hormonal se faz necessária.

Importante é Saúde (Andropausa)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Descrita pela primeira vez em 1906, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e apresenta demência e/ou perda de funções cognitivas. Além de conhecer a origem e as principais características, o Dr. José Roberto Portante vai explicar a importância do diagnóstico precoce para retardar o avanço e controle dos sintomas.

Ao final do episódio, você vai entender como o afastamento do convívio social é um dos outros problemas sofridos pelos pacientes e quais são os cuidados que os familiares devem tomar.

Importante é Saúde (Alzheimer)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Já pensou em ter um “sócio” na sua barriga roubando os seus nutrientes? Nesta edição, o Dr. Portante traz detalhes sobre os tipos mais comuns de parasitose intestinal, mal que acomete 25% da população mundial.

Importante é Saúde (parasitose intestinal)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Entre os dias 09 a 11 de fevereiro de 2020, a chuva acumulada na cidade de São Paulo superou ao esperado para o mês inteiro. Assim, nesta edição, o Dr. Portante lista quais são os problemas de saúde que podem ocorrer caso o indivíduo ingira ou tenha contato constante com a água da chuva.

Além disso, ele diz quais precauções a pessoa deve tomar logo após o corpo ou os objetos pessoais entrem em contato com a chuva.

Importante é Saúde (doenças causadas pela chuva)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto de coronavírus é uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. A doença já infectou mais de 8 mil pessoas em ao menos 18 países e é originária da cidade chinesa Wuhan.

Abaixo, você vai compreender a origem do vírus, o real teor da sua gravidade e os cuidados que a população brasileira deve tomar.

Importante é Saúde (Coronavírus)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, o cantor Justin Biber revelou que sofre da doença de Lyme, problema causado por uma bactéria transmitida pelo contato com carrapatos. A doença é muito semelhante à febre maculosa, que ocorre com frequência no Brasil.

Abaixo, o Dr. José Roberto Portante traz todos os detalhes da enfermidade, como os tipos, os sintomas e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (Febre Maculosa)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em 2019, o número de casos de dengue na cidade de São Paulo aumentou em mais de vinte vezes e justamente nas épocas mais chuvosas, como o mês de janeiro, é que os mosquitos transmissores se proliferam com maior intensidade. O Dr. José Roberto Portante explica quais são os sintomas, o diagnóstico e as formas de tratamento da doença. Além disso, o médico do trabalho chama a atenção sobre a importância de termos para eliminar locais que podem receber e desenvolver os ovos do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.

Importante é Saúde (Dengue)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Neste episódio, o Dr. José Roberto Portante explica o porquê que as mulheres sofrem de tensão pré-menstrual, popularmente conhecida pela sigla TPM. Além disso, ele conta detalhes do processo de transição da menopausa, também conhecido como perimenopausa.

Importante é Saúde (Menopausa)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida como o hábito de comer ou roer as unhas, a onicofagia o distúrbio pode acontecer em momentos de ansiedade, raiva ou estresse. Neste episódio, o Dr. Portante explica os pontos negativos da compulsão e de que forma a pessoa pode parar com a mania.

Importante é Saúde (Onicofagia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O câncer de pele é um dos cânceres mais frequentes no Brasil e no mundo. Por esta razão, o episódio abaixo explica quais são os tipos mais comuns, a razão da incidência ser maior nas pessoas de pele clara e os sinais e as lesões que podem se transformar em possíveis tumores.

Importante é Saúde (Câncer de Pele)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Descubra os principais aspectos da fertilidade humana, ou seja, a capacidade que homens e mulheres têm de reproduzir. Entenda desde como funciona o processo de fecundação até a razão de uma gravidez mais tardia estar mais propensas a gerar um feto com alguma anomalia.

Importante é Saúde (Fertilidade Humana)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

É melhor usar gelo ou água quente para tratar um trauma ou uma pancada? O Dr. José Roberto Portante esclarece a dúvida que acomete boa parte da população brasileira.

Importante é Saúde (Tratar com gelo ou água quente?)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Para muitos, a perda de peso é uma meta, mas existem alguns casos que o problema surge sem o indivíduo não mudar sua rotina ou sua alimentação. Assim, o Dr. José Roberto Portante lista em quais possíveis casos a perda de peso sem motivos aparente pode ocorrer e quando devemos nos preocupar.

Importante é Saúde (Perda de Peso)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecido por Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o autismo é um problema identificado ainda nos primeiros anos de vida e, por esta razão, o Dr. José Roberto Portante cita algumas das características mais frequentes do transtorno, a importância da compreensão do núcleo familiar e algumas das pesquisas existentes a respeito da sua origem.

Importante é Saúde (Autismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após confundir a palavra “ranço” com “hanseníase”, a cantora Anitta foi duramente criticada pela população, em especial aos pacientes, e a infeliz declaração levantou dúvidas sobre o significado da doença. Abaixo, o Dr. José Roberto Portante aproveitou o caso para esclarecer alguns aspectos da hanseníase.

Importante é Saúde (Hanseníase)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após adolescentes de uma escola tradicional da capital paulista terem tirado a própria vida, discussões sobre as causas do suicídio foram levantadas. O Dr. José Roberto Portante trouxe detalhes do assunto em:

Importante é Saúde (Suicídio)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Diante de diversos estudos de novas tecnologias para corrigir o daltonismo,  Dr. José Roberto Portante falou sobre diversas questões envolvendo o problema de redução de visibilidade das cores em:

Importante é Saúde (Daltonismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A tuberculose é uma doença bacteriana que afeta principalmente os pulmões infecciosa, afetando principalmente os pulmões e podendo ser grave. A variação ganglionar da doença tem sido comentada nas últimas semanas após a cantora Simaria, da dupla Simone & Simaria, ter sido diagnosticada com a enfermidade. O Dr. José Roberto Portante traz um panorama das causas e tratamentos em:

Importante é Saúde (Tuberculose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que causa verrugas pelo corpo. O Dr. José Roberto Portante esclareceu as principais questões envolvendo a doença em:

Importante é Saúde (HPV)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita  encontrado normalmente em fezes de gato e alimentos contaminados, podendo ocasionar complicações à mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico debilitado. Entenda sobre a doença com a explicação do O Dr. José Roberto Portante em:

Importante é Saúde (Toxoplasmose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em razão do Dia Internacional de Combate às Drogas, adotado em 26 de junho, o Dr. José Roberto Portante traz um alerta sobre o consumo dos variados tipos de drogas no mundo. Além disso, o médico apresenta uma reflexão sobre a razão das pessoas experimentarem tais substâncias lícitas e ilícitas.

Importante é Saúde (Drogas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida como gordura no fígado, a esteatose hepática é o assunto abordado pelo Dr. José Roberto Portante. Abaixo, você vai entender como a doença se manifesta, as suas classificações e as pessoas estão mais propensas a adquirir-la.

Importante é Saúde (Esteatose Hepática)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Doença que era relativamente comum na infância e causada por um vírus extremamente contagioso, o sarampo voltou – depois de um período de erradicação – a preocupar a população brasileira nos últimos meses. Assim, o Dr. José  Roberto Portante explica os sintomas, as possíveis evoluções da doença, as formas de transmissão, a importância da imunização e a quem é indicada a vacina.

Importante é Saúde (Sarampo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quais as principais causas e sintomas do câncer no intestino? Como é feito o diagnóstico e o tratamento da doença?  Dr. José Roberto Portante explica os detalhes de um dos tipos de câncer mais comuns que acometem o sistema digestivo em:

Importante é Saúde (Câncer no Intestino)

Nesta edição, o Dr. José Roberto Portante esclarece todas as dúvidas sobre o uso do antibiótico, desde a sua origem até a razão de algumas bactérias e vírus ganharem resistência em razão do uso equivocado do medicamento.

Importante é Saúde (Antibióticos)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A psoríase é uma doença na qual as células da pele se acumulam causando descamação, vermelhidão e coceira. O Dr. José Roberto Portante explicou as principais causas, o fato de ser autoimune, os sintomas e os tratamentos.

Importante é Saúde (Psoríase)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A labirintite é uma doença que afeta o labirinto, estrutura do ouvido responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. O Dr. José Roberto Portante explicou do que se trata o problema, as doenças que podem causar a labirintite, os principais sintomas e os tratamentos.

Importante é Saúde (Labirintite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Conhecida como endocardite infecciosa ou bacteriana, a doença é uma infecção do revestimento interno do coração (endocárdio) que geralmente afeta as válvulas cardíacas.  O Dr. José Roberto Portante explicou as formas de contágio e os sintomas da infecção, além de alguns cuidados importantes.

Importante é Saúde (Endocardite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Qual a importância do nosso coração? Dr. José Roberto Portante explicou as principais funções do órgão, as situações que podem alterar o ritmo cardíaco e os problemas que podem acometê-lo.

Importante é Saúde (Coração)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O sangue do paciente com anemia não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis, dificultando o transporte de oxigênio pelo corpo. O que causa o problema, qual a relação com a alimentação, os sintomas e como ele pode ser tratado? O Dr. José Roberto Portante responde essas questões em:

Importante é Saúde (Anemia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A esclerose múltipla é uma doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos, o que dificulta a comunicação entre o cérebro e o corpo. O Dr. José Roberto Portante traz todos os detalhes acerca das causas, das estruturas do corpo que podem ser afetadas, os sintomas e os tratamentos.

Importante é Saúde (Esclerose Múltipla)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Há 27 anos, a Lei Federal nº 8.213/91 ou Lei de Cotas, como é popularmente conhecida, proporciona à esta parcela da população a garantia de estarem inseridas no mercado de trabalho e a exercerem alguma atividade laboral.

Abaixo, o Dr. José Roberto Portante apresenta todos os detalhes da Lei de Cotas e a sua importância.

Importante É Saúde (Lei de Cotas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O ácido úrico, substância resultado da ingestão principalmente de proteína, pode ser prejudicial ao corpo quando em excesso, como dores nas articulações, inchaço e hipertensão arterial. O Dr. José Roberto Portante explicou os alimentos que devem ser evitados por quem tem essa quantidade demasiada da substância, os sintomas e as formas de tratar.

Importante É Saúde (Ácido Úrico)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quais são as doenças que podem afetar as crianças?

Dr. José Roberto Portante comentou sobre os sintomas, as formas de transmissão e os tratamentos de várias doenças que costumam afetar os pequenos, como o sarampo, a rubéola, a caxumba, a catapora, a coqueluche, entre outras infecções.

Importante É Saúde (Doenças nas Crianças)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O estresse é o conjunto de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos. Dr. José Roberto Portante explicou os sintomas apresentados por um paciente com estresse extremo, o que pode levar a esse quadro e as dicas para amenizar os efeitos.

Importante É Saúde (Estresse)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Qual a importância das vitaminas para nossa saúde? O Dr. José Roberto Portante explicou do que se trata esse composto orgânico, como ele é adquirido por nós, os alimentos que mais contém vitaminas, os tipos da substância e as funções de cada uma no organismo, além de comentar o que a falta delas causa e as doenças que evitam.

Importante É Saúde (Vitaminas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Como as drogas podem afetar o nosso organismo? O Dr. José Roberto Portante contou o que leva celebridades e artistas a utilizarem drogas, porque as pessoas sempre usam mais de uma e os casos de morte de famosos por conta das substâncias.

Importante É Saúde (Drogas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O câncer de próstata atinge a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, sendo mais frequente em homens com mais de 50 anos de idade. O Dr. José Roberto Portante explicou as idades de risco para a doença, a importância de identificá-la no estágio inicial, a questão dos poucos sintomas apresentados, as principais causas e se há com evitá-la.

Importante É Saúde (Câncer de Próstata)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A obesidade infantil é a condição em que acriança está significativamente acima do peso para sua idade e altura. Para esclarecer as principais questões sobre o problema, o Dr. José Roberto Portante comentou sobre os principais sintomas, como evitar esse tipo de obesidade e os tratamentos.

Importante É Saúde (Obesidade Infantil)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

apendicite é uma condição em que o apêndice, pequeno órgão do sistema digestório, inflama e pode causar fortes dores abdominais. O Dr. José Roberto Portante esclarece as principais questões sobre as causas do problema, a função do pequeno órgão, os sintomas e a cirurgia de remoção.

Importante É Saúde (Apendicite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A ansiedade é um desconforto emocional que pode causar falta de ar a dores no peito e pode ser causada pelos mais diversos motivos. O Dr. José Roberto explicou quando o problema se torna uma doença, como pode afetar o cotidiano do indivíduo, as alterações que ocorrem no corpo, a associação entra a ansiedade e a depressão e os tratamentos possíveis.

Importante É Saúde (Ansiedade)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

As doenças sexualmente transmissíveis são infecções contraídas a partir do contato sexual e são causadas por bactérias, vírus ou parasitas. O Dr. José Roberto comentou sobre as formas de contagio, os diferentes tipos, as formas de prevenir e os tratamentos.

Importante É Saúde (DST’s)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em razão do início do verão, estação mais quente do ano, o Dr. José Roberto Portante trouxe os detalhes dos efeitos dos raios ultravioletas no corpo, os riscos de câncer de pele, como o Sol pode ser benéfico, os melhores horários para ficar exposto a ele, a importância da ingestão de líquidos e os melhores alimentos a serem consumidos.

Importante É Saúde (Verão)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Como cuidar da alimentação nas festas do final de ano? O Dr. José Roberto Portante comentou sobre o excesso da ingestão de comidas e bebidas durante as comemorações, as consequências desse consumo exagerado, as doenças que podem ocorrer e como evitar que esses problemas aconteçam.

Importante É Saúde (Comer e beber no fim de ano)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A blefarite é uma inflamação da pálpebra que afeta os cílios ou a produção de lágrimas. Dr. José Roberto Portante explicou do que se trata a doença, os principais sintomas, as causas, como pode causar a conjuntivite, como pode estar relacionado com a alimentação e com o estado emocional, além de detalhar as formas de tratar a doença.

Importante É Saúde (Blefarite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Com o encerramento das festas de fim de ano e dos excessos, o Dr. José Roberto Portante cita os mitos e verdades sobre o colesterol, desde a sua origem até os malefícios causados.

Importante É Saúde (Colesterol)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Faltam pouco mais de dez dias para o fim do primeiro mês de 2019 e está na hora de colocar em práticas as promessas (ou metas) ditas do fim do ano passado. Assim, o Dr. José Roberto Portante traz algumas dicas de como cumpri-las sem colocar a saúde em risco, a exemplo da prática de uma atividade física ou do início de uma dieta.

Importante É Saúde (Promessas de Ano Novo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. O Dr. José Roberto Portante explicou do que se trata esse problema, os principais sintomas, as causas e os tratamentos possíveis.

Importante É Saúde (Bromidrose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você sabe diferenciar uma inflamação de uma infecção? O Dr. José Roberto Portante explicou os aspectos de cada um dos problemas, a relação da infecção com micro organismos, a inflamação como uma resposta do organismo e os tratamentos para cada um.

Importante É Saúde (Inflamação X Infecção)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos excessivos que levam a comportamentos repetitivos. O Dr. José Roberto  trouxe os principais aspectos desse problema, o comportamento dos pacientes, as possíveis causas e os tratamentos.

Importante É Saúde ( Transtorno obsessivo-compulsivo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Sabia que o sono tem várias fases? Por que não lembramos de todos os sonhos? O Dr. José Roberto Portante contou do que se trata o sono, a importância desse estado para o corpo, os motivos pelos quais sonhamos e como a representação dos sonhos muda de pessoa para pessoa.

Importante É Saúde (Sono)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Ter mais idade é sinônimo de ser mais velho? O Dr. José Roberto Portante trouxe alguns detalhes sobre o envelhecimento, como os fatores que podem acelerar esse processo, a influência do estilo de vida e os hábitos que podem levar à longevidade.

Importante É Saúde (Envelhecimento)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em razão à proximidade com o Carnaval, além de contar os detalhes históricos da data festiva, o Dr. José Roberto Portante trouxe algumas dicas de cuidados com a saúde durante a folia, como a cautela com o consumo de álcool, o alerta às demais substâncias comumente utilizadas nesse período e as precauções em relação às doenças sexualmente transmissíveis.

Importante É Saúde (Carnaval)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A meningite é uma infecção que causa a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser fatal. Para esclarecer os principais aspectos da doença, o Dr. José Roberto Portante explicou as possíveis causas da doença, os diferentes tipos e gravidades, os sintomas de alerta e os tratamentos possíveis.

Importante É Saúde (Meningite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A leptospirose é uma infecção causada pela exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados. Dr. José Roberto Portante trouxe os principais detalhes da doença, como as formas de contágio, o agente causador, os sintomas e os tratamentos.

Importante É Saúde (Leptospirose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

As artérias e as veias são os vasos responsáveis pela circulação de sangue no corpo e a ausência de tal irrigação pode ocasionar no falecimento do órgão ou, até mesmo, em uma necrose. Assim, o Dr. José Roberto Portante fala sobre as doenças arteriais, desde os primeiros sintomas e as pessoas mais propensas a sofrer um ataque.

Importante É Saúde (Doença Arterial)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

E endometriose é um distúrbio em que o tecido que reveste o útero cresce fora do órgão, causando diversos problemas no organismo. O Dr. José Roberto Portante explicou como a doença se desenvolve, os casos de infertilidade relacionados ao distúrbio, os sintomas apresentados, a questão hereditária, os fatores de risco e os tratamentos.

Importante É Saúde (Endometriose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A memória é a capacidade do cérebro de adquirir, armazenar e recuperar informações captadas. O Dr. José Roberto Portante explicou a relevância dessa capacidade para nossa sobrevivência, a relação com os sentidos e os tipos de memória. O médico também comentou sobre os distúrbios de memória de curto e de longo prazo.

Importante É Saúde (Memória)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O sangue do paciente com anemia não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis, dificultando o transporte de oxigênio pelo corpo. O que causa o problema, qual a relação com a alimentação, os sintomas e como ele pode ser tratado? O Dr. José Roberto Portante responde essas questões em:

Importante é Saúde (Anemia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A intolerância à lactose ocorre devido à deficiência de uma enzima no organismo, chamada lactase, que age na digestão da proteína do leite. Para esclarecer os detalhes da condição, o Dr. José Roberto Portante explicou do que se trata esse tipo de intolerância, as possíveis causas e as formas de controlá-la.

Importante é Saúde (Intolerância à lactose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O que o câncer no pâncreas pode causar em uma paciente? Quais as causas e os tratamentos possíveis? O Dr. José Roberto Portante explicou tudo o que envolve a doença que a atinge a importante glândula dos sistemas digestório e endócrino:

Importante é Saúde (Câncer no Pâncreas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e ocorre quando as células das mamas passam a dividir-se de forma desordenada. O Dr. José Roberto esclareceu os principais aspectos da doença, como as possíveis causas, a questão genética, os sintomas de alerta, a importância dos exames preventivos e como é o tratamento.

Importante é Saúde (Câncer de Mama)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A acupuntura se trata da aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Para trazer os detalhes do assunto, o Dr. José Roberto Portante recebeu a acupunturista Gislaine Araújo dos Santos para comentar sobre do que se trata esse tipo de tratamento, como se baseia na anatomia corporal e os principais benefícios da prática.

Importante é Saúde (Acupuntura)

Parte 1

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Parte 2

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A intolerância à lactose ocorre devido à deficiência de uma enzima no organismo, chamada lactase, que age na digestão da proteína do leite. Para esclarecer os detalhes da condição, o Dr. José Roberto Portante explicou do que se trata esse tipo de intolerância, as possíveis causas e as formas de controlá-la.

Importante é Saúde (Intolerância à lactose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Nessa edição, o Dr. José Roberto Portante trouxe os detalhes como das substâncias presentes na maconha que podem ser usadas para fins medicinais em várias doenças.

Importante é Saúde (Maconha)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A leucemia é um tipo de câncer que ocorre na formação das células sanguíneas e diminui a capacidade do organismo de combater infecções. O Dr. José Roberto Portante trouxe todos os detalhes da doença, desde as causas, os sintomas de alerta e as formas de tratar.

Importante é Saúde (Leucemia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico ligado diretamente ao esgotamento profissional. O Dr. José Roberto Portante explicou os principais sintomas, as causas, os tratamentos e como evitar que ocorra o quadro.

Importante é Saúde (Síndrome de Burnout)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Dr. José Roberto Portante explicou como o tempo seco pode prejudicar a nossa saúde e como prevenir as doenças que podem ser adquiridas por conta do clima.

Importante é Saúde (Tempo Seco)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Nessa edição do Importante é Saúde, o Dr. José Roberto Portante contou as diversas doenças que podem acometer as pessoas durante o inverno e as formas de evitá-las.

Importante é Saúde (Inverno)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A esquizofreniaé um distúrbio que afeta a capacidade de pensar, sentir e se comportar de forma estável. O Dr. José Roberto Portante explicou se há causas claras da doença, os sintomas apresentados e os possíveis tratamentos.

Importante é Saúde (Esquizofrenia)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O glaucoma é um tipo de lesão do nervo óptico que pode causar cegueira. Para esclarecer a doença, o Dr. José Roberto Portante contou a questão fisiológica envolvida, as causas, os sintomas e os tipos de tratamento.

Importante é Saúde (Glaucoma)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Recentemente, várias cidades do Brasil apresentaram surtos de sarampo. Do que se trata a doença? Quais os sintomas, os tratamentos e a importância da vacina para a prevenção? Ouça a explicação do Dr. José Roberto Portante:

Importante é Saúde (Sarampo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Dr. José Roberto Portante esclareceu as principais questões envolvendo o sono e a importância desse estado para o funcionamento do nosso organismo:

Importante é Saúde (Sono)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quais os males que o uso do cigarro pode causar ao organismo? O Dr. José Roberto Portante explicou as questões químicas que ocorrem no corpo dos fumantes:

Importante é Saúde (Cigarro)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A apneia do sono se trata de um distúrbio em que a respiração para por alguns segundos enquanto o indivíduo dorme. O Dr. José Roberto Portante contou as consequências desse problema para a saúde, os sintomas, as causas e os tratamentos.

Importante é Saúde (Apneia do Sono)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quais os males que o uso do cigarro pode causar ao organismo? Em razão do Dia Nacional do Combate ao Tabagismo, celebrado em 29 de agosto, O Dr. José Roberto Portante explicou as questões químicas que ocorrem no corpo dos fumantes e diversos detalhes sobre o uso da substância:

Importante é Saúde (Cigarro)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A asma é uma condição em que as vias aéreas do paciente ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, dificultando a respiração. O Dr. José Roberto Portante contou quais os sintomas que o problema apresenta, as possíveis causas e os métodos de controle da asma.

Importante é Saúde (Asma)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Voltando a assustar os brasileiros, a caxumba é uma doença que atinge as glândulas salivares e que ocorre principalmente na infância. Com isso, o Dr. José Roberto Portante explicou detalhes da caxumba, a exemplo das complicações mais graves e as formas de tratamento.

Importante é Saúde (Caxumba)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Qual a importância da água para o organismo humano? O Dr. José Roberto Portante detalhou as principais atividades corporais que dependem dessa substância, além de contar os problemas que podem ser causados pelo consumo insuficiente de água.

Importante é Saúde (Água)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Diverticulite é uma inflamação caracterizada por bolsas na da parede interna do intestino – conhecidas como divertículos – que ficam inflamados ou infectados. O Dr. José Roberto Portante comentou as possíveis causas desse problema e os tratamentos disponíveis.

Importante é Saúde (Diverticulite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Paralisia facial é perda de movimentos da face ocasionada por problemas nos nervos. O Dr. José Roberto Portante explicou os motivos pelos quais pode ocorrer essa perda, se é possível prevenir e como tratar.

Importante é Saúde (Paralisia Facial)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A síndrome das pernas inquietas, ou síndrome de Ekbom, se caracteriza por intensa agitação involuntária dos membros inferiores. O Dr. José Roberto Portante detalhou as os fatores que causam a doença e as formas de controlar os impulsos nas pernas.

Importante é Saúde (Pernas Inquietas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e ocorre quando as células das mamas passam a se dividir de forma desordenada. Em razão da campanha de prevenção da doença, Outubro Rosa, o Dr. José Roberto esclareceu os principais aspectos da doença: as possíveis causas, a questão genética, os sintomas de alerta, a importância dos exames preventivos e a forma de tratamento.

Importante é Saúde (Câncer de Mama)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

No Brasil, o câncer gástrico, também conhecido como câncer de estômago, é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. O Dr. José Roberto Portante explicou os grupos de risco em relação ao desenvolvimento da doença, os sinais de alerta e como é possível tratar esse tipo de câncer.

Importante é Saúde (Câncer no Estômago)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A erisipela é um tipo de inflamação que atinge a derme e o tecido celular subcutâneo da pele. O Dr. José Roberto Portante explicou as possíveis causas desse problema, os riscos que ele pode oferecer ao paciente, os sintomas apresentados e os tratamentos.

Importante é Saúde (Erisipela)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A trombose é causada por um coágulo sanguíneo que pode bloquear ou prejudicar o fluxo de sangue na região em que o que leva à ocorrência desse quadro, as consequências dele ao corpo, os sintomas de alerta e como é o tratamento.

Importante é Saúde (Trombose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O Dr. José Roberto Portante explicou como o tempo seco pode prejudicar o organismo humano e como prevenir as doenças que podem ser adquiridas por conta do clima.

Importante é Saúde (Tempo Seco)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

No último dia 22, o apresentador Gugu Liberato faleceu devido a um traumatismo cranio-encefálico que ocorreu em um acidente doméstico. O Dr. José Roberto Portante detalhou esse problema e as formas de evitar esse tipo de acidente.

Importante é Saúde (Traumatismo Craniano)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais