PcDs X Mercado de Trabalho

Home » Inclusão e Cidadania » PcDs X Mercado de Trabalho

Até onde vai a inclusão de um trabalhador com deficiência em uma empresa?

 

Criada em julho de 1991, a Lei 8.213/91 ou a Lei de Cotas fez com que aumentasse a participação do brasileiro com deficiência no mercado de trabalho. Apesar do direito garantido por Lei, a contratação do funcionário com deficiência ainda é tímida.

Algumas empresas alegam que sentem dificuldade de encontrar profissionais capacitados e, por outro lado, o trabalhador com deficiência diz que, além de falhas na Lei ou na fiscalização, a falta de um ambiente propício para o desenvolvimento de suas tarefas é um dos maiores empecilhos.

Até que ponto a inclusão nas empresas existe?

Em entrevista para o Almanaque Gazeta, o apresentador Gilles Sonsino e a colaboradora Isabella Lynch (do curso de Rádio, TV e Internet) conversaram com a pedagoga e presidente do Instituto Surdo Mundo, Karina Zonzini sobre a realidade do trabalhador com deficiência no mercado de trabalho, a falta de aproveitamento desse profissional por parte das empresas, como a falta de conhecimento dos colegas prejudica na inclusão, as medidas práticas que podem ser tomadas para mudar a situação, a importância de manter a sociedade mais humanizada e de tornar a linguagem de libras obrigatória no mercado.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais