Telenovela Brasileira

Home » Destaques » Telenovela Brasileira

“A grande novidade que o streaming trouxe para essa juventude é (a ideia de) que você não precisa imitar ninguém.”, conta Mauro Alencar sobre os diferentes formatos de telenovelas.

 

Dr. Mauro Alencar

O podcast Edição Extra é uma extensão sonora do programa veiculado mensalmente na TV Gazeta. Produzido por estudantes da Faculdade Cásper Líbero, o material traz as entrevistas com os convidados de edições anteriores, incluindo trechos inéditos.

O convidado dos episódios de número 40 e 41 é Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia pela Universidade de São Paulo – USP.

Dentre os temas abordados na primeira parte da entrevista, destacam-se: a origem da telenovela, a importância das produções latinas para o Brasil, a visão que os outros países têm das tramas nacionais, o público consumidor e as principais diferenças desta narrativa em relação a outros formatos ficcionais. Além disso, ele explicou como era o processo de produção das primeiras novelas, incluindo algumas curiosidades.

Na sequência, o doutor em teledramaturgia falou sobre o formato e o processo de produção das primeiras telenovelas brasileiras e a importância de Beto Rockfeller para a revolução da teledramaturgia nacional. Além disso, ele disse quando o monopólio da TV Globo no mercado de novelas iniciou e o que pensa dos modelos não convencionais, como as tramas bíblicas e infantis.

Acompanhe nossas redes sociais