Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Home » Nas Ondas do Mundo » Quadros » Vila Ferroviária de Paranapiacaba

Um toque da cultura inglesa no estado de São Paulo.

 

A influência da arquitetura inglesa na Vila.

A Vila Ferroviária de Paranapiacaba situa-se onde um dia foi o Centro de Controle Operacional e Residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, que realizava o transporte de passageiros e da produção de café das fazendas paulistas para o Porto de Santos. A ocupação dessa região está associada à construção da Ferrovia Santos-Jundiaí, a partir de 1860, com as obras comandadas pelo engenheiro inglês Daniel M. Fox.

Parcialmente desativada, atualmente a Vila é o principal ponto turístico de Paranapiacaba, especialmente pela forte influência inglesa na arquitetura. Além disso, o local abriga o Museu Tecnológico Ferroviário Funicularque mantém um acervo contando a história da Vila.

No quadro Nas Ondas do Mundo, do programa Almanaque Gazeta, o apresentador Gilles Sonsino e o estagiário Otávio Rodrigues (estudante de Jornalismo) conversaram com o diretor regional do Museu, Sidnei Gonçalves. Durante a entrevista, ele contou detalhes da história da Vila, o motivo do surgimento, a influência e as tradições inglesas que permanecem atualmente, a importância da estrada de ferro, os trens como parte da atração turística e detalhes do acervo do Museu.

Ouça a entrevista na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

 

Acompanhe nossas redes sociais