Voto Consciente

Home » Destaques » Voto Consciente

Especial traz um panorama das funções dos cargos políticos em disputa.

Palácio do Congresso Nacional.

O quadro Reflexões traz, nesse período de eleições, o especial Voto Consciente, que contará semanalmente com a palavra de um especialista para explicar as funções e os deveres dos cargos políticos que serão disputados em 2018.

No primeiro episódio, os monitores Beatriz de Cunto e Matheus Fernandes (ambos do curso de Jornalismo) entrevistaram o cientista político e professor da USP, José Álvaro Moisés, sobre os deputados e os senadores.

Durante a conversa, ele explicou sobre o que difere os deputados federais e os estaduais, as principais características dos mesmos, as principais funções do Senado e a relação com o Congresso Nacional. O cientista político ainda detalhou a duração dos mandatos, a questão da representação dos estados brasileiros e a importância do Legislativo para a democracia.

Ouça na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A segunda entrevista foi com o doutor em Ciência Política e docente na Faculdade Cásper Líbero, Alexander Hilsenbeck, sobre os governadores estaduais.

No decorrer do segundo episódio, o professor explicou as principais funções do governador, como o comando da segurança pública do estado, da infraestrutura, da educação e do orçamento. Alexander Hilsenbeck também contou sobre o papel articulador do executivo estadual, os principais recursos financeiros utilizados e a importância da relação entre essa instância e o Legislativo.

Ouça na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

No último episódio do especial, a cientista política Juliana Fratini foi entrevistada para falar sobre os deveres de um presidente da República.

Ela explicou as principais funções desse cargo, a relação com os Ministérios, as obrigações econômicas e diplomáticas. Ela ainda comentou sobre o fato do presidente ser o chefe das Forças Armadas, os pré-requisitos para disputar esse cargo, como funciona a vice-presidência, a importância do apoio do Legislativo e a questão das indicações.

Ouça na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais